quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projeto Político Pedagógico

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS
ESCOLA BÁSICA PROFESSORA HERONDINA MEDEIROS ZEFERINO

Projeto do Laboratório de Ensino de Geografia
  
Professores Responsáveis
Tânia Márcia Machri
taninhamachri@yahoo.com.br
Willian Marques Pauli
willian@geoensino.net

Dezembro de 2012

JUSTIFICATIVA

A Geografia se constituiu como campo da ciência moderna em meados do século XIX quando estudiosos naturalistas organizaram um método de pesquisa pautado na descrição da paisagem. Porém, muito antes disso, ainda na Grécia antiga, alguns pensadores já observavam a paisagem e tentavam entender suas características comuns e descrever as diferenças existentes entre as regiões do planeta. Vieira afirma que já para os gregos, os


mapas nascem como os registros da descrição dos lugares visitados, com a localização dos principais pontos, objetivando concretizar as referências existentes [...]os gregos foram os que se destacaram como os primeiros a registrar de forma sistemática os conhecimentos ligados a geografia, na escrita, com diversos livros, e de igual modo na descrição do mundo através de mapa (2011)

A observação e descrição da paisagem estiveram desse modo, intimamente ligadas ao surgimento da Geografia até o momento de sua constituição enquanto campo científico. Isso por que é indispensável observar o espaço para tentar entende-lo. Esse é o diferencial em relação aos demais campos do conhecimento: o espaço. Ela produz seus conhecimentos a partir de uma observação do local onde a sociedade se formou e continua se reproduzindo. O espaço estudado e reivindicado pelos geógrafos é o local que em que a vida social acontece.
Por isso que o processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos geográficos exige que o estudante estabeleça uma relação entre o abstrato (apresentado pela teoria) e o concreto (o que ele vivencia).  Torna-se difícil para a criança e o adolescente a apropriação dos conhecimentos espaciais quando não consegue fazer as relações necessárias entre o abstrato e o real. É nesse relacionamento que o aprendizado efetivamente acontece. Sem ele há relativas dificuldades, como indica Cavalcanti, ao afirmar que

a experiência tem mostrado a ineficácia de se ensinar conceitos à criança ou ao jovem apenas transmitindo e eles o conceito definido no livro ou elaborado pelo professor. A pesquisa corrente sugere que o professor deve propiciar condições [práticas?] para que o aluno possa formar, ele mesmo, um conceito. Por essa razão, é relevante o investimento intelectual para compreender o processo de construção de conceitos (1998, p.26).

A partir desse entendimento, cabe a escola, professores e comunidade pensarem e organizarem ações e ambientes que viabilizem e facilitem a experimentação prática e outras estratégias que extrapolem a simples transmissão oral dos conhecimentos geográficos. É com o desejo que se inicia a organização de um laboratório de Geografia na Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, a fim de se construir um ambiente didático de aprendizado lúdico e prático para as aulas dessa disciplina.

OBJETIVOS


Construir um ambiente pedagógico que proporcione a experimentação prática dos conhecimentos geográficos;


  • Desenvolver procedimentos de pesquisa por meio de aulas práticas;
  • Estabelecer relações entre os conceitos estudados e sua aplicação na realidade;
  • Viabilizar a observação do processo de levantamento de dados sobre o clima;
  • Interpretar e identificar diferentes tipos de mapas e outras formas de representações cartográficas;
  • Observar no espaço a aplicação de diferentes formas de orientação espacial e cartográfica como a bússola, GPS e rosa-dos-ventos;
  • Compreender os diferentes tipos de rochas e a relação delas com a estrutura da terra e a formação do relevo e do solo;
  • Utilizar instrumentos visuais para localizar a Terra no Sistema Solar e no Universo e compreender a influência disso para a vida no planeta.

 

ESTRUTURA

O Laboratório de Geografia pretende organizar um conjunto de instrumentos pedagógicos para viabilizar diferentes formas de experimentação prática dos conhecimentos geográficos existentes na estrutura curricular do PPP da EBM Herondina Medeiros Zeferino[1] e dos documentos curriculares da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis[2].
Para isso, tais conhecimentos foram classificados em cinco principais setores, onde as atividades do laboratório serão organizadas a fim de contribuir com o ensino desses saberes. Haverá os setores de Climatologia, Geologia, Astronomia, Cartografia, bibliografia e imagem.

Setor de Climatologia
Reunirá as atividades relacionadas ao levantamento de informações do tempo e do clima na região de Ingleses onde a escola está inserida. Seu funcionamento estará vinculado a uma estação meteorológica a ser construída no espaço físico da própria escola.
Uma das metas planejadas para o Laboratório de Geografia é a busca de parcerias com instituições de ensino e pesquisa[3] que trabalham com a previsão do tempo para a instalação de uma estação meteorológica integrada ao sistema de monitoramento local, com a possibilidade de disponibilização dos dados climáticos na internet.
Cabe destacar que não existe nenhuma estação de monitoramento do tempo na região norte da Ilha de Santa Catarina, e que o estabelecimento de parcerias pode viabilizar duas utilizações a esse espaço. A primeira delas é o didático, utilizando os equipamentos meteorológicos como instrumentos pedagógicos para o aprendizado dos conhecimentos relacionados a natureza e o clima local. O segundo é a contribuição com a ciência na coleta de dados climáticos da região para o registro histórico e o monitoramento do comportamento do clima local.

Setor de Geologia
Arquivará amostras de rochas que serão coletadas e catalogadas com o apoio da comunidade escolar e científica. As aulas de geografia deverão mobilizar os estudantes para a identificação, recolhimento e doação de amostras ao laboratório, a fim de construir um acervo de diferentes formações geológicas. Nesse local será possível estabelecer relações entre as rochas e outros conhecimentos geográficos como o relevo, solo e vegetação.

Setor de Astronomia
Agrupará imagens e vídeos da Terra, Sistema Solar e Universo em papel, livros e paredes. Nesse local o estudante poderá ter uma visão ampla da localização do nosso planeta nas regiões do Universo.
Esse setor desenvolverá oficinas de observação de fenômenos astronômicos a comunidade, como a passagem de cometas, eclipses lunares e solares, aproximações da lua, entre outros. O agendamento e divulgação dessas atividades levarão em consideração a previsão das datas e horários que as instituições científicas apresentarem.  Uma meta é a articulação de uma parceria com o Planetário da UFSC para assessoramento dessas atividades, vinculando atividades de observação na Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino com as desenvolvidas no referido planetário.

Setor de Cartografia
Reunirá diferentes tipos de mapas e outras formas de representação/orientação espacial e cartográfica como maquetes, cartas, fotografias aéreas e bússolas. Articulado por esse setor haverá ainda pinturas de orientação como a rosa-dos-ventos e relógio solar para que o estudante consiga situar seu corpo, o prédio da escola e o próprio bairro no espaço. Outros equipamentos como o GPS e novas tecnologias ligadas ao monitoramento do espaço como o Google Earth farão parte do setor.

Setor de Bibliografia e Audiovisual
Acumulará um acervo de obras bibliográficas sobre geografia como livros, cd’s, vídeos e revistas. Será responsável por arquivar um acervo de vídeos, imagens impressas e digitais sobre Geografia que poderão ser utilizadas durante as aulas dessa disciplina. Esse espaço estará apto a receber doações da comunidade escolar e científica, organizando e catalogando esse acervo.

INFRAESTRUTURA

Para instalação do Laboratório de Geografia da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, é necessário um conjunto de equipamentos físicos para o seu pleno funcionamento. A aquisição dos mesmos deverá ocorrer em diferentes frentes de trabalho. Inicialmente aproveitando o que estiver já disponível e sob domínio e administração da própria escola. Num segundo momento por meio de solicitações a Secretaria Municipal de Ensino de Florianópolis e a outras esferas da administração municipal. Por último solicitando doações a outros órgãos públicos, pessoas físicas e instituições privadas.
            O planejamento preliminar indica a necessidade dos seguintes equipamentos físicos:
·      Uma sala de aula com bancadas para 30 alunos;
·      Uma área aberta de aproximadamente 4 m² no terreno da escola para a instalação da estação meteorológica;
·      Um quadro negro;
·      Um quadro branco;
·      Tapetes e pufes para a exibição de filmes;
·      Um computador com configurações que executem o programa Google Earth[4];
·      Acesso à internet;
·      Um Datashow;
·      Uma tela para projetor (Datashow) com fixação na parede e retrátil;
·      Uma caixa de som ou sistema de som para exibição de vídeos (home theater);
·      Uma impressora com scanner;
·      Uma mesa para computador;
·      Uma mesa do professor;
·      Um armário com chave;
·      Um armário para arquivo suspenso;
·      Um armário com a parte frontal de vidro para exposição das amostras de rochas;
·      Duas estantes para arquivamento de livros e revistas e material de apoio didático;
·      Um varal para pendurar os mapas;
·      Um aparelho GPS;
·      Dez bússolas;
·      Um pluviômetro para a estação meteorológica;
·      Um termômetro para a estação meteorológica;
·      Uma biruta para a estação meteorológica;
·      Um barômetro para a estação meteorológica;
·      Um anemômetro para a estação meteorológica;
·      Três telescópios refratores (lunetas astronômicas).

METODOLOGIA DE FUNCIONAMENTO

A administração do Laboratório de Geografia será de responsabilidade da direção da Escola Básica Herondina de Medeiros Zeferino e dos professores de Geografia que atuam nessa unidade escolar. A coordenação será organizada entre os professores de Geografia em regime de colegiado, que deve garantir o funcionamento do laboratório, tendo como princípio norteador, viabilizar os estudantes experiências práticas dos conhecimentos geográficos.
A comunidade escolar deve, num prazo de seis meses após a instalação do laboratório, organizar e aprovar em assembleia a proposta pedagógica e o regimento geral para utilização do mesmo. Após a instalação do Laboratório de Geografia será encaminhado solicitação à direção escolar para que os horários de todos os professores dessa disciplina sejam organizados de uma forma que garanta um mesmo horário livre (janela). Permitindo dessa forma que todos os educadores possam vincular 1 hora/aula de sua carga horária, no mesmo dia/aula, que seus colegas para planejamento e coordenação do laboratório.
Além das atividades desenvolvidas nas aulas de Geografia, o laboratório poderá atender outras atividades e projetos organizados por professores de outras áreas, dos anos inicias e de projetos desenvolvidos em contra-turno. Para uso, o professor deverá encaminhar um projeto para a equipe pedagógica contendo pelo menos os seguintes itens: objetivos, cronograma de atividades e equipamentos do laboratório que serão utilizados. A solicitação de uso deverá ser feita por meio de projeto que deverá ser enviado com pelo menos 15 dias de antecedência. Junto com pelo menos um professor de Geografia, a referida equipe deverá avaliar e liberar o uso do espaço.
A construção, organização e elaboração das seções e equipamentos previstos para o laboratório de Geografia serão executadas pelos estudantes da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino de forma orientada pelos professores de Geografia. Esses educadores procurarão seguir o cronograma previsto neste projeto. Deverão também fazer a seleção de trabalhos que foram desenvolvidos nas aulas a partir da instalação do laboratório para integrarem o acervo didático desse espaço.

Para garantir um amplo funcionamento do Laboratório de Geografia, a coordenação deve procurar viabilizar a disponibilização de bolsistas para o funcionamento desse espaço. Uma possibilidade é estudantes da própria Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, por meio de processo de seleção, serem bolsistas no contra turno. Outra meta é o estabelecimento de parcerias com a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade do Estado de Santa Catarina para a participação junto aos cursos de licenciatura em Geografia do Programa de Iniciação a Docência (PIBID), em que os estudantes universitários possam utilizar o Laboratório de Geografia, ajudando-o na sua construção pedagógica.

CRONOGRAMA

A viabilização do Laboratório de Geografia depende da articulação de ações que serão executadas seguindo um cronograma preliminar. Ele será construído pelos professores e alunos durante as atividades escolares, o que demanda tempo e planejamento. A seguir esse roteiro está descriminado, sugerindo o que deverá ser cumprido até o final do ano letivo de 2013 para a instalação e início das atividades do Laboratório de Geografia.
É um cronograma que leva em consideração o tempo disponível dos professores dessa disciplina e que entende que a construção desse ambiente precisa contar com a participação da comunidade escolar, principalmente dos estudantes.

Dezembro/2012
  1. Apresentação do projeto do laboratório de Geografia a direção da Escola Básica Herondina Mederios Zeferino e solicitação de um espaço para a instalação do mesmo.

Fevereiro/2013
  1. Abertura do laboratório de Geografia e inicio da organização desse ambiente;
  2. Elaboração de um blog para registro e elaboração do Laboratório de Geografia na internet;
  3. Eleição para a escolha do nome do laboratório.

Março/2013
  1. Organização dos mapas da Seção de Cartografia;
  2. Construção de uma proposta pedagógica e de regimento do Laboratório de Geografia a ser apresentada a comunidade escolar para averiguação e aprovação.

Abril/2013
  1. Instalação da Estação Meteorológica;
  2. Eleição para a escolha do nome da Estação Meteorológica.


Maio/2013
  1. Abertura da Seção de Bibliografia e Audiovisual, organizando as primeiras doações;
  2. Realização de uma assembleia envolvendo todos os seguimentos da comunidade escolar para debater a proposta de regimento do Laboratório de Geografia, com a possibilidade de colher contribuições da comunidade escolar e aprovar proposta final.

Junho/2013
  1. Realização do pedido de parcerias para a ampliação e execução do projeto da Estação Meteorológica integrada a um sistema de monitoramento local do clima.

Agosto/2013
  1. Abertura e organização da Seção de Geologia com recebimento de doações, coleta na região e catalogação das primeiras amostras.

Setembro/2013
  1. Pintura da rosa-dos-ventos no Laboratório de Geografia e em ambientes de circulação da Escola Básica Herondina Mederios Zeferino.

Outubro/2013
  1. Início da organização da Seção de Astronomia com o arquivamento de vídeos sobre o Universo e construção de um móbile do Sistema Solar no Laboratório de Geografia.

Novembro/2013
  1. Oficialização do pedido de parcerias para o cadastramento da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino e do Laboratório de Geografia no Programa de Iniciação a Docência (PIBID).

Dezembro/2013
  1. Reunião de avaliação dos trabalhos de 2013 e planejamento para 2014.

As demais atividades planejadas no presente projeto, e que não estão presentes no cronograma, deverão ser articuladas para o cronograma do ano de 2014.



CAVALCANTI, L.S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

FLORIANÓPOLIS, Secretaria da Educação. Matriz Curricular do Ensino Fundamental de 9 anos “em construção”. Florianópolis: PMF, 2011.

FLORIANÓPOLIS, Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico da Escola Básica Municipal  Gentil Mathias da Silva. Florianópolis: PMF, 2010.

FLORIANÓPOLIS, Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Florianópolis: PMF, 2008.

VIEIRA, Marcos Vinicius. A Contribuição dos Gregos às Bases da Geografia. Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 6, Nº12. Rio, 2011.



[1] A Escola Básica Gentil Mathias da Silva funcionou no bairro Ingleses até o ano de 2012. O PPP dessa escola e seu quadro de profissionais migraram para a Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino que iniciou seu funcionamento no ano de 2013.
[2] A Rede Municipal de Ensino de Florianópolis possui como principais documentos norteadores curriculares a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2008) e a Matriz Curricular Em Construção da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2011).
[3] Inicialmente as instituições que se pretende propor parcerias são a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
[4] As configurações são as seguintes: drive para cd/dvd, drive usb, sistema operacional Windows, processador de pelo menos 1 GHZ, memória RAM de pelo menos 1GB, disco rígido de aproximadamente 100 GB e placa de vídeo 3D de pelo menos 32 MB (VRAM). Essa resolução é necessária para a execução do programa Google Earth da Seção de Cartografia. Caso exista disponível um computador de resolução inferior, o mesmo será aceito pois atende a outras necessidades do laboratório, até a viabilização da resolução desejada.

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