quarta-feira, 5 de junho de 2013

Climatologia

Reúne atividades relacionadas ao levantamento de informações do tempo e do clima na região de Ingleses onde a escola está inserida. Seu funcionamento está vinculado a uma estação meteorológica em  processo de articulação para ser construída no espaço físico da própria escola. A equipe do Laboratório de Ensino Geografia propôs um convênio com o Centro de Informações e de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, O CIRAM/Epagri, para o suporte técnico de instalação, manutenção e utilização de dados da estação no sistema de monitoramento meteorológico de Santa Catarina. A intenção é viabilizar um sistema de monitoramento local, com a possibilidade de acesso aos dados climáticos da região de Ingleses na internet.
 
Reunião com Gerente da Epagri/CIRAM, Edson Silva, e equipe de técnicos.

Há o intuito de propor uma parceria com a Defesa Civil do município de Florianópolis e estadual para a instalação de réguas de medições dos Rios Capivari e Ingleses, onde se desenvolveria a comunidade escolar para o exercício de monitoramento desses cursos d'água, principalmente em períodos de chuva intensa.Cabe destacar que não existe nenhuma estação de monitoramento do tempo na região norte da Ilha de Santa Catarina, e que o estabelecimento dessas parcerias pode proporcionar duas funções a esse espaço. A primeira delas é o didático, utilizando os equipamentos meteorológicos como instrumentos pedagógicos para o aprendizado dos conhecimentos relacionados à natureza e o clima local. O segundo é a contribuição com a ciência na coleta de dados climáticos da região para o registro histórico e o monitoramento do comportamento do clima local.

Nenhum comentário:

 
© 2008 Laboratório de Ensino de Geografia  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros

[Fechar]

“O mundo virtual não é um fenômeno negativo, mas a extensão da vida real, vagando além do tempo e da geografia.” - Ana Carolina - Seja bem vindo ao site do LABGEO!